terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Fiesta JWRC de Marc Kinsey

Ainda estou me recapitalizando, procurando tempo, e me preparando para os próximos passos do Fiestinha desde o último track day (poxa, faz tempo mesmo!), e um deles, como havia dito antes, é alargar um pouco os paralamas.

Pesquisando por inspirações, acabei topando com um Fiesta Mk6 3 portas do Reino Unido (tem sempre coisa interessante por lá), e me impressiona como nunca tinha visto ou ouvido falar sobre ele antes.



Esse carinha aí em cima é o Fiesta 2.0 16v 4x4 de 550cvs (543hps) de potência e 68,71 kgfm de torque de Marc Kinsey, o cara por trás desse carro.

Mas esse não foi o primeiro Fiesta de Marc. Antes disso ele teve um XR2, um Fiesta de segunda geração bem modificado também, mas com “apenas” 300hps.


    


Aparentemente, Marc chegou ao limite do XR2, tanto em questão de modificações quanto em aproveitamento em pista, e resolveu partir para outro carro por conta do chassi antigo e da limitação da tração dianteira.

Para isso, ele desmontou o XR2 e, com a venda das peças, acabou comprando uma BMW E46 M3.

Mas para muita gente (eu bem sei disso), o caminho é a melhor parte da viagem: participar da montagem é quase ou tão prazeroso quanto dirigir o projeto final (se é também que existe um fim em um projeto desses).

E também parece doença: ter um Fiesta faz você querer outro de uma geração mais nova, e assim, Marc partiu atrás de um mk6 depois de ver um evento de rallycross com Fiestas usando o bodykit Junior WRC.

Originalmente, quando o Fiesta de Marc ainda pertencia a uma velhinha que o venderia por £ 700, usava a cor azul (nada mal), e era equipado com motor 1.4 diesel de modestos 67hps (quaaase 68cvs) – ou seja, mais manco que o meu Fiestinha!

    

Dentre as modificações realizadas (que envolveram inclusive a fabricação de diversos componentes pelo próprio Marc), estão um swap completo de motor e câmbio.

Hoje, o Fiesta de Marc usa um motor Cosworth YB turbo (o mesmo usado no Escort RS, aquele com a asa traseira fodástica) acoplado ao câmbio de um Nissan Skyline R32, mas no passado, o carro chegou a usar um câmbio MT75, assim como um volante de motor extremamente aliviado (Marc não se adaptou tanto e acabou voltando um volante com mais massa inercial).

    

Além do swap de motor, Marc também construiu um novo túnel para receber o câmbio e sistema 4x4, novas caixas de roda sob medida (necessárias para acomodar rodas de 18x8”, offset ET33, calçadas com pneus Federal RSR 235/40, e que abrigam freios AP Racing com discos de 376mm e pinças de 6 pistões na dianteira e discos de 330mm e pinças de 4 pistões na traseira), remoção completa do cofre antigo e fabricação nova da frente do carro, interior totalmente refeito e aliviado, catch tank, estrutura e gaiola completa feita do zero, inclusive com novos pontos de fixação para um sistema de suspensão independente, tudo sob medida.

A grande maioria das pessoas começa pensando em modificações pequenas e reversíveis, mas no caso de Marc, o Fiesta já foi planejado para ser feito dessa forma, desde o início do projeto em 2009, e todas essas modificações já começaram do zero, com o pé na jaca (ou melhor, com o pé no porão!).

              

Assim como o câmbio atual (Nissan), Marc também não se manteve tão fiel à marca do oval azul na hora de escolher a cor, e tão logo terminadas as modificações estruturais, o Fiesta recebeu a cor cinza prata metálico Vauxhall Moonland, mas que casou muito bem com o projeto.

            

Notem que nas fotos acima, o capô do Fiesta de Marc tinha uns belos recortes para o respiro do cofre.

Acontece que em determina ocasião, Marc infelizmente se esqueceu de travar os pinos do capô, que, naquela altura, há muito já não contava com a trava original.

Isso causou um pequeno incidente, e que graças à pequena dimensão do capô do Fiesta, danificou apenas o para-brisa e o próprio capô – convenhamos, o estrago poderia ter sido muito pior se tivesse acertado outras partes do carro.

Por conta disso, o Fiesta de Marc hoje conta com um novo capô, que substituiu os antigos pinos por travas Aerocatch: mais aerodinâmicas, mais bonitas, e muito mais difíceis de se esquecer abertas.

Aliás, Marc se casou recentemente, já com as Aerocatches instaladas, e adivinhem qual foi o carro que ele usou no casamento?

        

O próprio Marc conta a história completa e atualizada do projeto (em inglês) no fórum da Passion Ford, com muito mais fotos e detalhes, inclusive sobre as peças que ele mesmo fabricou (e que não foram poucas – o cara manda muito bem no torno e na solda).

De toda a sorte, ficam abaixo algumas das melhores fotos do Fiesta JWRC de Marc Kinsey.

                                            

Há também um vídeo não oficial no YouTube (o próprio Marc só ficou sabendo por conta de uma postagem no fórum), e que está até um pouco defasado, mas que pode ser visto abaixo:


Parabéns, Marc! Eis aí um Senhor Fiesta, muito bem feito, montado sem pressa, e com um nível de atenção e cuidado que realmente impressiona. Monstro demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário